diabetes e consequencias
Diabetes Mellitus é uma doença do metabolismo da glicose causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas e cuja função é quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia a fim de que seja aproveitada por todas as células. A ausência total ou parcial desse hormônio interfere não só na queima do açúcar como na sua transformação em outras substâncias (proteínas, músculos e gordura).
Etiologia
O conhecimento da diabetes mellitus (DM) já data de vários séculos. Ebers, um egípcio em 1500 a.C.,descreve uma doença caracterizada pela passagem de grande quantidade de urina. No entanto, o grande marco foi a descrição de Arataeus, no século II, que denominou essa enfermidade de diabetes (correr através de sifão), com sua clássica descrição de que “a carne do corpo e dos membros se derretia e se convertia em urina”. Apesar de várias outras descrições de que, em certas pessoas, ocorria poliúria com a urina doce espessa, coube a Willis, em 1675, a observação da condição semelhante - doce e mel -, estabelecendo-se o nome de diabetes mellitus. A etiologia da diabetes mellitus é complexa e não totalmente compreendida, mas sabe-se que é uma doença multifatorial, que tem como sua característica geral a elevação de açúcar no sangue.
TIPOS
- Diabetes Tipo 1(DM1) ou insulina-dependente Geralmente é causado pela destruição auto-imune das células â das ilhotas pancreáticas, produtoras de insulina. O pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. A instalação da doença ocorre mais na infância e adolescência e é insulinodependente, isto é, exige a aplicação de injeções diárias de insulina.
Diabetes Tipo 2 (DM2) ou não insulina-dependente
Diabetes tipo II – as células são resistentes à ação da insulina. A incidência da doença que pode não ser insulinodependente, em geral, acomete as pessoas depois dos 40 anos de idade. A maioria dos casos apresenta excesso de peso ou deposição central de gordura. Em alguns