Diabetes tipo ii
O diabetes mellitus também chamado de diabetes não-insulino-dependente, é uma alteração comum que afeta o metabolismo dos açucares em nosso corpo. Indiretamente, o metabolismo das gorduras e proteínas também é afetado, pois estes nutrientes são fontes de glicose, que é o combustível básico do nosso corpo. A principal característica do diabetes é a hiperglicemia.
Quase 95% das pessoas com diabetes, têm diabetes tipo 2, que começa na vida adulta, geralmente após os 40 anos de idade. Os 5% restantes são diabéticos tipo 1 (que em geral aparece na infância e depende da insulina).
Aproximadamente 80% das pessoas com diabetes mellitus tipo 2 são obesas; isto é, possuem índice de massa corporal (IMC) >30 kg/m. Entretanto, o IMC não reflete de maneira precisa a distribuição de gordura; o maior risco do diabetes tipo 2 está associado à obesidade central, na qual a gordura está depositada no tecido subcutâneo em regiões intra-abdominais (vísceras).
E muitos países do mundo, a prevalência do diabetes mellitus tipo 2 tem se elevado vertiginosamente, e se espera um incremento ainda maior. Nos países em desenvolvimento, há uma tendência de aumento na freqüência em todas as faixas etárias, especialmente nas mais jovens, cujo impacto negativo sobre a qualidade de vida e a carga da doença aos sistemas de saúde é imensurável.
O controle metabólico de indivíduos com a doença em evolução consiste em um dos maiores desafios dos serviços de saúde pública americana e do Brasil. Por isso, o desenvolvimento de programas eficazes e viáveis as serviços públicos de saúde para a prevenção primária de diabetes mellitus tipo 2 em população de risco é necessário para o controle de incidência de diabetes.
CONCEITO DE DIABETES MIELLITUS
O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos, especialmente olhos, rins, nervos, cérebro, coração e vasos