diabetes mellitus
Curso de Terapia Ocupacional
Genética Aplicada – Turma 2014
SEMINÁRIO - DIABETES MELLITUS
AMORIM, M.N.F.
GRACINDO, J.S.
MENESES, M.E.O.
OMENA, M.V.
Apresentado à docente de Genética Aplicada como pré-requisito complementar de avaliação.
Maceió, Alagoas, maio de 2014
“Quando cada um de nós tomar consciência da própria capacidade de mudar, não apenas seu destino pessoal mas o do mundo, uma consciência coletiva emergirá dando sustentação a uma sociedade saudável.”
Rav Berg
Sumário
05 Diabetes Mellitus
06 Introdução
07 Quadro clínico
09 Diagnóstico
11 Tratamento
13 Aspectos genéticos
15 Políticas públicas
17 Conclusão
18 Referências
Diabetes Mellitus
Otermo “diabetes mellitus” (DM) refere-se a um transtorno metabólico de etiologias heterogêneas, caracterizado por hiperglicemia e distúrbios do metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, resultantes de defeitos da secreção e/ou da ação da insulina (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE, 1999).
O DM é um problema de saúde considerado Condição Sensível à Atenção Primária, ou seja, evidências demonstram que o bom manejo deste problema ainda na Atenção Básica evita hospitalizações e mortes por complicações cardiovasculares e cerebrovasculares (ALFRADIQUE, 2009).
O DM configura-se hoje como uma epidemia mundial, traduzindo-se em grande desafio para os sistemas de saúde de todo o mundo. O envelhecimento da população, a urbanização crescente e a adoção de estilos de vida pouco saudáveis como sedentarismo, dieta