DIABETES: CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO
A seguir iremos abordar uma doenças da qual esta tomando conta de nossa população, O brasileiro está se alimentando mais, mas não melhor. O sedentarismo e o baixo consumo de comida saudável revelam que é preciso ter mais atenção aos problemas causados pela diabetes. Segundo dados da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes) surgem 500 novos casos da doença por dia no mundo. E para cada brasileiro diagnosticado, existe outro que não sabe que é diabético.
A diabetes é uma doença que pode ser tanto adquirida por má alimentação, sedentarismo ou hereditária, passada de pai para filhos.
Tambem a resistência a insulina pode desencadear varias doenças, icluisive a dibetes, neste caso a comida ingerida pelos seres humanos é digerida e transformada em glicose e outras substâncias básicas que são absorvidas pela corrente sanguínea. O aumento da quantidade de glicose no sangue sinaliza que o pâncreas precisa produz mais insulina, uma vez que este hormônio é o responsável por transportar o açúcar do sangue para as outras células do corpo. O açúcar serve de energia para as células. Na resistência à insulina, as células têm uma capacidade reduzida de responder à ação da insulina. Para compensar isto, o pâncreas passa a produzir ainda mais hormônio. Mesmo assim, a insulina fica em altos níveis no sangue e o açúcar não chega às células para alimentá-las. Como passar do tempo, as pessoas com este problema podem desenvolver diabetes.
CAPITULO 1
ENTENDENDO O DIABETES
O diabetes uma disfunção do metabolismo, ou seja, do jeito com que o organismo usa a digestão dos alimentos para crescer e produzir energia. A maioria das comidas que comemos é quebrada em partículas de glicose, um tipo de açúcar que fica no sangue. Esta substância é o principal combustível para o corpo.
Depois da digestão, a glicose passa para a corrente sanguínea, onde é utilizada pelas células para crescer e produzir energia. No entanto, para que a glicose possa adentrar as células, ela