Dia dos pais
•
METODOLOGIA
A fim de atender ao objetivo dessa investigação que se propõe analisar, de formacompreensiva e aprofundada as causas da repetência e distorção idade-série nas primeiras sériesdo ensino fundamental, na escola pública, optou-se pelo método descritivo com a utilização dastécnicas de observação e entrevistas que evidenciam dados relevantes para a pesquisa. Tivemoscontato direto com os sujeitos (professor e alunos) que desenvolvem o processo ensino-aprendizagem e com o ambiente (Escola Municipal Solerno Moreira) onde atuam esses sujeitos, buscando analisar através das entrevistas as implicações que surgem como obstáculos para ainterrupção do aprendizado com sucesso. ANDRÉ (1995, p. 28) afirma que:
“a observação é chamada de participante porque parte do princípio de que o pesquisador tem sempre um grau deinteração com a situação estudada, afetando-a e sendo por ela afetada e as entrevistas tem a finalidade de aprofundar as questões e esclarecer os problemas observados”.
Portanto para melhor clareza vão descritos a seguir: a determinação da amostra, acomposição da amostra, os procedimentos de coleta e a análise dos dados.
1.
Determinação da Amostra
:
A determinação da amostra compreende a seleção da localidade de estudo, a escolhada escola e da classe do ciclo Básico I.Por ser detectado com grande incidência a temática em discussão em escolas públicas, que atendem na sua maioria crianças de baixa renda, decidiu-se trabalhar com umaescola pública localizada na periferia de Belém, ambiente onde as crianças realizam suasexperiências de vida, fator de grande importância para escola, à medida que ela se apropria dessasexperiências e trabalha na criança a elaboração de seu conhecimento científico.Dessa forma, realizamos a pesquisa na Escola Municipal Profº. Solerno Moreira,localizada na rua Universal, 46, bairro da Terra Firme, que atende uma população em sua maioriade baixa renda, vivendo de subocupações, ficando portanto às margens do mercado