Dia dos mortos
Espanhol
Dia dos Mortos no México
No México o dia de finados não é só um dia de lembranças e saudade, lá esse dia é também um dia de festa, e o dia 02 de novembro é celebrado com música, fantasias, apresentações teatrais, caveiras bem simpáticas e muita alegria.
O Dia dos Mortos mexicano é o mais conhecido, e por lá a comemoração começou antes da chegada dos colonizadores espanhóis. No México, em alguns países da América Central e em comunidades dos Estados Unidos, a festa acontece nos dias 01 e 02 de novembro, mesmo período das celebrações católicas dos dias de Todos os Santos (01) e Finados (02). Esta festividade mexicana é declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
Dia dos Mortos no Brasil
No Brasil o ritual mais comum de celebração do dia dos mortos, (mais conhecido no País como Dia de Finados), é a ida ao cemitério. Lá as famílias colocam flores nos túmulos dos seus parentes e amigos já falecidos, e algumas pessoas fazem orações para quem já se foi. Também é comum serem feitas missas em algumas igrejas em honra ao dia, para que as pessoas possam orar por aqueles que já se foram.
Apesar de ser uma tradição antiga, muita gente ainda se veste com roupas escuras geralmente pretas. Crenças populares dizem que quando o tempo fica chuvoso ou nublado no dia de finados é como se fossem as lágrimas dos falecidos caindo do céu, por terem deixado seus parentes e amigos queridos.
Símbolos da tradição Mexicana
Caveira: As caveiras mexicanas que tanto se vê por ai têm origem nessa festividade.
Em algumas culturas pré-hispânicas as celebrações no dia dos mortos