Dia do índio
Origem do Dia do Índio
No dia 19 de abril de 1940, líderes das comunidades indígenas resolveram participar do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, onde, apesar de terem boicotado inicialmente, resolveram estar presentes para garantir que suas reivindicações fossem ouvidas.
Em 1943, o então Presidente do Brasil Getúlio Vargas instituiu o Dia do Índio no Brasil para relembrar essa importante data para a comunidade indígena.
Atividades de Dia do Índio
- Fazer um cocar de índio com penas;
- Fazer colares indígenas;
- Trabalhar com argila e fazer vasilhas e outros utensílios, pintando-os com motivos indígenas;
- Relembrar para as crianças as palavras de origem indígena;
- Contar a história dos índios no Brasil;
- Consciencializar as crianças para a importância da cultura indígena no Brasil;
- Pintar desenhos alusivos ao dia;
- Cantar músicas indígenas ou alusivas ao Dia do Índio.
Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?
Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No