Dia do Espanhol
Dia do Espanhol é celebrado em 78 cidades do mundo
Segunda-feira 20 junho
"O espanhol é uma língua rica e antiga falada por quase 500 milhões de pessoas no mundo", assim Mario Vargas Llosa começou em Pequim um relato coletivo proposto pelo Instituto Cervantes na capital chinesa para celebrar o Dia do Espanhol.
O último Prêmio Nobel de Literatura foi um dos grandes protagonistas de um dia em que é celebrado em 78 cidades de todo o mundo "o vigor" do espanhol, como destacou a diretora do Instituto Cervantes, Carmen Caffarel.
Caffarel inaugurou a "festa do espanhol" oficialmente em Madri com uma chuva de palavras, acompanhada pela escritora Ana María Matute e da ministra da Cultura espanhola, Ángeles González-Sinde.
Enquanto Sydney foi a cidade cuja sede do Instituo Cervantes abriu os atos do "Dia E", em Pequim Mario Vargas Llosa dava aos estudantes chineses de espanhol as boas-vindas a "uma família muito numerosa espalhada pelo mundo".
"Fico muito feliz por haver tantos estudantes de espanhol na China e por esta língua atrair a curiosidade e o interesse das novas gerações de chineses", afirmou o escritor peruano.
O Prêmio Nobel iniciou um conto que ao longo do dia foi desenvolvido pelos visitantes do centro do Cervantes na capital chinesa, que deviam escrever 20 palavras cada um e seguir o relato do "jovem Wang Jun".
Shows, teatro e gastronomia fizeram parte das celebrações programadas em outras cidades asiáticas como Tóquio, Seul e Manila, enquanto em Nova Délhi foram organizados bailes latinos e exposições para descobrir a América Latina.
Na França, as cantoras mexicanas Julieta Venegas, Ely Guerra e Natalia Lafourcade celebraram o Dia do Espanhol com duas apresentações conjuntas, uma em Bordeaux e outra nas imediações da Praça da Concórdia.
Já na Itália, jogos de palavras, música, gastronomia e espetáculos teatrais foram algumas das propostas programadas pelos quatro centros do Cervantes.
Um