Dia de ação de graças
Origem
O Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day) é celebrado anualmente na quarta quinta-feira do mês de novembro. Foi declarado oficialmente como feriado nacional nos EUA em 1941 pelo então presidente Franklin Roosevelt, antes disso, muitas datas existiram para o que é hoje considerado como uma data legitimamente norte-americana (outros lugares como o Canadá também celebram essa data, mas não no mesmo dia). Muitas pessoas comemoram a data com jantares reunindo toda família ou aproveitam o feriadão para viajar. Nas escolas as crianças costumam fazer peças teatrais mostrando peregrinos e nativos norte-americanos celebrando uma colheita de outono em comunhão.
Mas o ato de Ação de Graças não foi criado nos Estados Unidos. Povos antigos como os gregos, judeus e chineses costumavam fazer festivais no período do outono que duravam dias agradecendo pela colheita e pelo bom tempo.
Símbolos
O maior símbolo do Dia de Ação de Graças é o peru. Mais de 90% da população come peru nesse dia. O Dia de Ação de Graças, para muitos é chamado de Dia do Peru.
Além do peru, os símbolos desse dia são a abóbora, a cornucópia da fartura (que demonstra a fartura das colheitas), e o milho.
Eventos
Os festivais de colheita tornaram-se um evento regular na Nova Inglaterra. A celebração da colheita de três dias realizada em 1621 na colônia de Plymouth (hoje parte de Massachusetts) é geralmente considerada o primeiro Dia de Ação de Graças americano.
Pratos Tradicionais
Nos EUA, além do peru, outros tipos de comidas são tradicionalmente servidas como refeições nesse dia. Além do peru assado, pratos feitos com batatas, abóbora e amoras são tradição na mesa dos norte-americanos. Muitos desses pratos foram, na verdade, cultivados pelos nativos e introduzidos para os europeus quando chegavam.
Bibliografia: