dfsf
A Ciência e o Método Científico
G.A.R. Lima
Objetivos da Aprendizagem
O objetivo deste capítulo é mostrar aos estudantes um apanhado histórico dos principais fatos e descobertas que culminaram nos conceitos de método científico, método indutivo e ciência como concebemos hoje. Ao final deste capítulo o estudante deverá ser capaz de entender os aspectos relevantes que determinaram o que conhecemos hoje por ciência e o pensamento do mundo ocidental.
Quando terminar este capítulo o estudante deverá ser capítulo capaz de:
Identificar os fatores relevantes que contribuíram para a evolução do conhecimento e da ciência.
Listar as principais idéias que formaram a base do pensamento medieval
Identificar as principais características das escolas de pensamento da antiguidade
Entender o conceito de método indutivo
Entender o conceito de método científico
Entender por que a filosofia de René Descartes tornou-se a base do pensamento ocidental Justificar por que o modelo mecanicista influenciou o desenvolvimento de todas as áreas da ciência.
1.1 O início – do medo a ciência
A evolução humana corresponde ao desenvolvimento de sua inteligência∗. O ser humano é o único animal na natureza com capacidade de pensar. Esta característica permite que os seres humanos sejam capazes de refletir sobre o significado de suas próprias experiências. Assim sendo, é capaz de novas descobertas e de transmiti-las a seus descendentes. O desenvolvimento do conhecimento humano está intrinsecamente ligado à sua característica de viver em grupo, ou seja, o saber de um indivíduo é transmitido a outro, que, por sua vez, aproveita-se deste saber para somar outro. Assim evolui a ciência e a capacidade do pensamento humano.
Podemos definir três níveis de desenvolvimento da inteligência dos seres humanos desde o surgimento dos primeiros hominídeos%:
2 PHGR Os seres humanos pré-históricos não conseguiam entender os fenômenos da natureza.
Por este motivo,