Dez sinais de alerta sobre a doença de Alzheimer
1 Perda da memória recente;
2 Dificuldade para realizar atividades rotineiras;
3 Esquecimentos;
4 Poder de julgamento e raciocínio abaixo do normal;
5 Problemas com o pensamento abstrato;
6 Errar o lugar das coisas;
7 Mudanças no humor e comportamento;
8 Transformações de personalidade;
9 Perda de iniciativa nas atividades;
10 Problemas com a linguagem;
1. Perda de memória
Esquecer informações aprendidas recentemente é um dos primeiros sintomas da doença. Como por exemplo: esquecer nomes e compromissos. A pessoa pode começar a esquecer as coisas com mais freqüência e ficar incapaz de relembrar o assunto posteriormente.
2. Dificuldade para realizar atividades rotineiras
Portadores de Alzheimer têm dificuldade para planejar e completar tarefas do dia-a-dia, como preparar uma refeição, fazer uma ligação ou jogar um jogo. Porém, esquecer, ocasionalmente, o que você ia dizer ou o que você ia fazer é normal.
3. Esquecimentos
Pacientes com Alzheimer podem se esquecer de onde estão e de como chegaram até lá. Além disso, perder-se na própria vizinhança ou esquecer o caminho de casa são lapsos comuns entre os portadores da doença.
4. Poder de julgamento e raciocínio abaixo do normal
Vestir-se de forma inapropriada, com várias camadas de roupa em dias quentes ou pouca vestimenta em dias frios. Pacientes mostram pouca capacidade de julgamento, como doar alta soma de dinheiro sem motivo específico.
5. Problemas com pensamento abstrato
Dificuldade acima do comum para realizar raciocínios mentais, como esquecer para que servem os números ou como devem ser usados, é outro sinal do problema. Porém, achar difícil decifrar ou desenvolver uma fórmula matemática é normal.
6. Errar o lugar as coisas
Pessoas com Alzheimer podem errar o lugar de coisas usuais. Por exemplo, colocar o ferro de passar no freezer é um sintoma comum da doença. Entretanto, é normal colocar as chaves do carro ou