dez principios da economia
1 - As pessoas defronta-se com compromissos:
A Eficiência econômica se traduz por quanto mais a sociedade consegue aproveitar de um recurso escasso, e a igualdade é a distribuição dos mesmos entre os indivíduos dessa sociedade. Exemplo: O Imposto de Renda exige que quem ganha mais contribua mais com o governo, que tenta distribuir melhor essa renda. No caso, a eficiência do recurso é diminuída, enquanto a distribuição é maior.
2 – O custo de uma coisa é aquilo de que abdicamos para obtê-la:
Um aspecto interessante a ser pensado, é que se é uma necessidade básica (exemplo: casa, alimentação, ou gasolina para andar com a sua caminhonete) só deverá ser considerado Custo de Oportunidade, caso ele fique com o valor monetário maior que o utilizado anteriormente, ou a sua eficiência econômica seja reduzida em relação ao anterior. O Custo de Oportunidade é o que você abre mão para obter um item. Exemplo: o custo de Oportunidade de cursar uma universidade é o salário que não se ganha enquanto se estuda.
3 - As pessoas racionais pensam marginalmente: Por exemplo, porquê a água, mesmo sendo um bem essencial para a vida, é menos valorizada que o diamante, que tem apenas valor como bem de consumo? Pois um copo a mais não faz diferença, já que a água existe em abundância, portanto o seu benefício marginal é baixo, porém, diamantes são raros e, portanto, considerados com um alto benefício marginal.
4 - As pessoas respondem aos incentivos:
"As pessoas respondem a incentivos, o resto são comentários". Por exemplo: quando o preço do eletrodoméstico aumenta, as pessoas optam por não comprar menos. Ao mesmo tempo, os empresários decidem fazer promoção e contratar mais trabalhadores para demanda da mão de obra,. Resumindo: o preço alto de um produto no mercado incentiva que menos pessoas comprem um produto e os produtores aumentem a produção. Exemplo de incentivo: IPI Baixo no Brasil, para incentivar a compra de