Deverr
Conceito
Infarto: Distúrbio decorrente do fenômeno da isquemia (do grego “pouco sangue”).
Agudo: Instalação abrupta da con ção.
Miocárdio: músculo cardíaco; é o elemento predominante no órgão.
A conceituação pode ser obtida com base na própria denominação da doença. Infarto agudo do miocárdio refere-se a um processo dinâmico no qual uma ou mais regiões do músculo cardíaco experimentam diminuição grave e prolongada no suprimento do oxigênio por fluxo sanguíneo coronário insuficiente. Subsequentemente, ocorre a necrose ou a morte do tecido miocárdio.
Infarto agudo do miocárdio se refere à morte de parte do músculo cardíaco (miocárdio), que ocorre de forma rápida (ou aguda) devido à obstrução do fluxo sanguíneo das artérias coronárias para o coração.
CAUSAS
As causas do IAM são: Aterosclerose (acúmulo anormal de substâncias lipídicas e tecido fibroso na parede vascular, formando placas denominadas ateromas); Oclusão completa de uma artéria por êmbolo ou trombo; Vasoespasmo de um artéria coronária (constrição ou estreitamento súbito); Suprimento diminuído de oxigênio (a partir da perda sanguínea aguda, anemia ou pressão arterial baixa); demanda aumentada de oxigênio( a partir da frequência cardíaca rápida, tireotoxicose ou ingestão de cocaína).
- Dor intensa ou estresse emocional.
- Exposição ao frio extremo.
-Hábito de fumar cigarro.
SINTOMAS
Dor súbita, não relacionada a esforço nem a estresse, que pode ocorrer em qualquer região na face anterior do tórax epigastro, mandíbula, ombros e braços; Dispnéia, palidez sudorese fria e pegajosa; Náuseas e vômitos; Pulso rápido fraco; É comum o choque cardiogênico, caracterizado por palidez, sudorese abundante, fria e pegajosa; Hipotensão arterial, ansiedade.
Dor no peito ou desconforto torácico: são os sintomas mais comuns do infarto. A dor ou desconforto ocorrem geralmente no centro do peito, com características do tipo pressão ou aperto, de grau