Deuses e deusas
Mito (contar, narrar, falar alguma a alguma pessoa), porém como sendo um ''mito'', não é algo real, algo que realmente aconteceu, geralmente mito é algo contado em uma linguagem metafórica, ou seja, algo inventado por tal individuo, sobre origem da terra, deuses etc.Razão (contar, reunir, juntar, medir, calcular), consiste mais em coisas contadas, acontecimentos que ocorreram realmente, coisas reais, contar coisas que realmente aconteceram e do jeito que elas realmente ocorreram.
Palavras-chave : Mito; Contar; Razão.
Introdução.
O mito é uma história que é contada numa linguagem metafórica onde o ser humano conta uma história inventada para si mesmo de modo que o mito é uma maneira de perceber os mundos interior e exterior.Assim razão pode ser entendida como a capacidade intelectual para pensar e expressar-se correta e claramente e dizer as coisas como elas realmente são. Razão pode ser entendida como a capacidade intelectual para pensar e expressar-se correta e claramente e dizer as coisas como elas realmente são.
Mito e Razão.
O mito consiste numa narrativa sobre a origem de alguma coisa (origem dos astros, da Terra, dos homens, das plantas, dos animais, do fogo, da água, dos ventos, do bem e do mal, da saúde e da doença, da morte, das guerras, do poder, etc.).
A palavra mito vem do grego, mythos (contar, narrar, falar alguma coisa para os outros) e do verbo mytheyo (conversar, contar, anunciar, nomear, designar). Para os gregos, mito é um discurso pronunciado ou proferido para ouvintes que confiam naquele que narra; é uma narrativa feita em público, baseada, portanto, na autoridade e confiabilidade da pessoa do narrador. E essa autoridade vem do fato de que ele ou testemunhou diretamente o que está narrando ou recebeu a narrativa de quem testemunhou os acontecimentos narrados.
Quem narra o mito é o poeta. Acredita-se que o poeta é um escolhido dos deuses, que lhe mostram os acontecimentos passados e permitem que ele veja a origem de todos os