Deus é unico
2. Deus é Três. Existe um Deus que subsiste em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
3. As três pessoas da Trindade são Pessoas reais e distintas. A Trindade não é apenas uma pessoa que veste três máscaras diferentes, ou que se revela em três formas diferentes – uma heresia chamada Modalismo.
4. As três pessoas da Trindade são perfeitamente iguais. O Filho não é o menor do que o Pai, nem o Espírito menor que o Filho.
5. As três pessoas da Trindade podem se manifestar de maneiras diferentes e podem ¬¬¬exercer funções diferentes. Nenhum homem viu a Deus; o Filho se fez carne e habitou entre os homens; o Espírito habita com cada crente em Cristo.
6. As Escrituras afirmam duas verdades importantes: Deus é um e Deus é três. Embora não podemos compreender completamente como isso pode ser, nós devemos acreditar e ensinar ambas as verdades com igual convicção. Uma heresia (i.e. falsa doutrina) ocorre quando afirmamos uma verdade e negamos a outra, ou enfatizar uma verdade acima da outra. Nós devemos nos apegar a toda verdade igualmente e evitar todo extremo.
7. O Mistério da Trindade não é um motivo para sua negação. Alguns dizem que não podem acreditar naquilo que não conseguem entender, ou se alguma coisa não pode ser explicada, não pode ser verdade. Se formos aplicar a mesma lógica na Bíblia inteira, ou até mesmo à nossa própria existência, iria sobrar muito pouco para nós acreditarmos. Mesmo as mais simples verdades das Escrituras e da realidade humana vão além do nosso entendimento. Nós não acreditamos por que podemos entender, mas acreditamos por que é verdade – o testemunho das Sagradas Escrituras.
8. A maioria das ilustrações usadas para explicar a Trindade são lamentavelmente, inadequadas. Frequentemente estudantes da Bíblia têm recorrido a várias ilustrações na tentativa de explicar a Trindade. Infelizmente, essas ilustrações