deuidhasudhas
928 palavras
4 páginas
DUREZA ROCKWELLNovo Hamburgo
2014
MÉTODO DE DUREZA ROCKWELL
O método Rockwell, representado pela sigla HR , atualmente é um dos métodos mais utilizados nas industrias, pois é de fácil execução, é capaz de detectar pequenas diferenças entre durezas e através disso pode se obter um resultado a curto prazo. A dureza Rockwell é dividida em duas partes; a Rockwell normal que consiste nas escalas A (carbonetos),B(ligas de cobre e alumínio), C(aço, titânio e matérias com HRB maiores que 100),D(chapas de aço finas) E(ferro fundido, ligas de alumínio e magnésio), F(ligas de cobre recozidas e metais finos), G(ferro maleável), H(alumínio, zinco e chumbo), K(metais duros e de baixa dureza). Os penetradores são os cones de 120º ( escalas A,C,D) esfera 1/16”(B,F,G) e 1/8”(E,H,K). Rockwell superficial é usado para medir materiais mais finos, as escalas são 15N,30N,45N medidas com o cone de diamante e 15T,30T,45T usando esfera de 1/16”15W,30W,45W esfera de 1/8” como penetrador.
As medições de dureza proporciona algumas informações muito uteis, tais como, ductilidade, resistência a desgaste, tensão de escoamento e diversas outras.
A profundidade que o penetrador pode atingir durante a medição é usado para definir a espessura mínima do durômetro, utilizando as seguintes formas podemos descobrir a medida aproximada da profundidade.
a) Penetrador de diamante:
HR normal P = 0,002 x (100 – HR)
HR superficial P = 0,001 x (100 – HR) b) Penetrador esférico:
HR normal P = 0,002 x (130 – HR)
HR superficial P = 0,001 x (130 – HR)
Para medir a dureza, o material precisa estar limpo e a superfície a ser medida lisa e os procedimentos devem ser os seguintes: selecionara escala com o respectivo material, selecionar o penetrador ideal, posicionar na base do durômetro, colocar o CPD sobre a mesa de apoio e elevar o fuso por meio do volante até o penetrador entrar em contato com a peça e girá-lo até que o processo chegue ao fim e iniciar o ensaio