determinismo
Introdução:
Determinismo: princípio segundo o qual tudo no universo, até mesmo a vontade humana, está submetido a leis necessárias e imutáveis, de tal forma que o comportamento humano está totalmente predeterminado pela natureza
O determinismo metafísico credita ao fenômeno, o poder do conhecimento, e o determinismo biológico, tal qual a teoria evolucionista, credita à evolução biológica do homem, a determinação de seu conhecimento. Nesse sentido, vale a pena considerar como algo importante a existência de um dualismo epistêmico de oposição, que dualize o fenômeno, com tendências metafísicas, e o inteligível, com tendências observacionais.
A conclusão de que os testes cerebrais possuam resultados críticos, invalida, de certa forma, a tese fisicalista que considera cérebro e consciência como uma coisa só, pois ao se considerar que o processo observado nos córtices cerebrais possam conter falhas, o cérebro deixa de ser um determinante para se analisar objetivamente algo tão subjetivo como a consciência.
O determinismo genético é a idéia de que os genes determinam o ou comportamento físico de cada indivíduo. O termo aplica-se a relação de um gene isolado com um fenótipo, ou a ideia de que todos os fenótipos são determinados pelos genes. Enquanto o primeiro tiver sido estabelecida, o último é geralmente rejeitada pelos biólogos e lk opk ambientais.
A definição o determinismo genético varia. Apesar de ser visto como o pressuposto de que todos os_ fenótipos físicas e comportamentais são determinados exclusivamente pelos genes. Às vezes, essas idéias são atribuídas pela mídia ou por certos biólogos ciências sociais, ou também atribuídos aos defensores da psicologia evolutiva . Embora tenha sido criado, bem como, a maioria dos biólogos consideraria uma interpretação parcial e maliciosa de suas pesquisas.
Definição do determinismo genético teoria menos radical que incluem traços comportamentais em animais e humanos são apenas