Determinação água
1ºA
Determinação da água de hidratação de um sal
Laboratório de Química Inorgânica I
Luciena Marson
São Bernardo do Campo
2013
Introdução:
A água é um dos melhores solventes na natureza, capaz de dissolver uma infinidade de substâncias, como sais, gases, açúcares, proteínas, etc. Essa alta capacidade de dissolver substâncias deu á água a característica de solvente universal, contudo muitas vezes determinadas substancias se ligam e há a formação de compostos sólidos cristalinos com composição definida, ou seja, os hidratos.
Hidrato é um termo usado em química inorgânica e química orgânica para indicar que uma substância contém água, ou seja, hidratos contêm moléculas de água que estão ligadas com o que seja a parte metálica ou cristalizadas com o complexo metálico. Tais hidratos são assim chamados por conter "água de cristalização" ou "água de hidratação".
A notação de compostos hidratados .”nH2O”, aonde n é o número de moléculas d'água por molécula de sal (ou composto), é comumente usada para mostrar que o composto em questão é hidratado. O n é usualmente um pequeno número inteiro, embora seja possível fracionários existirem. Os prefixos usados são derivados dos numerais gregos. Em um monohidrato n é um, em um dihidrato, n é 2, em um hexahidrato n é 6, etc. Esta água é também citada como água de cristalização. Exemplo CuSO4.5H2O - sulfato de cobre (II) .
O n pode ser deternado aquecendo o sal hidrato, pois deste modo estaremos removendo a água, e consequentemente determinaremos a massa do sal anidro. Como foi realizado no experimento.
Objetivo :
Determinar experimentalmente o número de moléculas de água de hidratação do CuSO4.nH2O .
Parte Experimental:
Materiais: Cadinho de porcelana almofariz e pistilo Pinça metálica Dessecador Balança analítica Banho de areia Sulfato de Cobre
Método
Pesou-se o cadinho em uma balança analítica e anotou-se sua massa.
Pulverizou-se