determinação ll e lp
A realização de ensaios em laboratório é feita visando a obtenção de dados sobre o solo, que possibilitem um melhor aproveitamento de suas características na realização de projetos. A análise do Limite de Liquidez (LL) e do Limite de Plasticidade (LP) é de suma importância para fins de cálculo.
2- Fundamentos teóricos
Devido à sua composição heterogênea, os solos variam seu peso específico, ou sua massa específica dos sólidos, ou seja, do grão de solo. Compostos por minerais com massas específicas distintas entre si, estes que se encontram em teores diferentes em cada solo, o ensaio de massa específica dos sólidos é regido pela NBR 6508/84.
A massa específica é definida como a relação entre o peso(massa) do elemento estudado e seu respectivo volume, assim sendo temos que:
Massa específica=
Geralmente, a massa específica (relação entre massa e volume) é expressa em g/cm³, kg/dm³, kg/m³. O peso específico, ou seja, a relação entre o peso e o volume, é expresso em kN/m³.
O valor da massa do sólido é considerado de fácil obtenção, se comparado ao volume do mesmo. O volume de um grão de solo é de uma escala consideravelmente pequena e, o cálculo do volume analisando uma amostra de solo pode sofrer interferências devido à heterogeneidade da amostra, que pode conter outras fases além da sólida, como gases e líquidos, interferindo na veracidade dos valores.
O valor da massa específica dos sólidos é um valor que sofre pouca alteração ao longo do tempo, assim sendo, pode ser considerado constante para fins de cálculos.
3- Desenvolvimento
3.1- Equipamentos e acessórios I - Aparelho de Casa Grande;
II – peneira n° 40;
III –cápsula de porcelana;
IV – placa de vidro;
V – cápsulas para teor de umidade;
VI –gabarito;
3.2– Procedimento para