determinação experimental de pi
Departamento de Física
Centro de Ciência Exatas e tecnologia
Determinação Experimental de π
Alunos: Daiane Kelly E. dos Santos Gilmarkys dos Santos Marcos Furtuoso Batista Marlene Souza Ferreira Rocha Data: 23/05/2015
Turma: T 11
Prof.: Daniel Augusto de Andrade
1. Introdução:
O experimento foi realizado para que fosse possível estimar experimentalmente o valor de π através das medidas de dimensões feitas em canos de PVC com o paquímetro, uma régua e uma fita métrica. Serviu ainda para entendermos como é feita a leitura no paquímetro e a diferença de precisão entre ele e a fita métrica.
1.1 O paquímetro
O paquímetro (figura 1) é um instrumento utilizado para medir as dimensões dos pequenos objetos com precisão. É uma régua graduada, com encosto sobre o qual desliza o cursor.
Ele apresenta normalmente, uma graduação em centímetros e outra em polegadas para que possamos realizar as medições.
O cursor móvel tem uma escala de medição que se denomina nônio ou vernier e recebe esse nome em homenagem aos seus criadores: o português Pedro Nunes e o francês Pierre Vernier.
Figura 1
O que diferencia o paquímetro da régua é justamente o nônio ou vernier. Ambas permitem uma precisão decimal de leitura através do alinhamento desta escala com uma medida da régua.
Os elementos do paquímetro são os seguintes:
1 Orelha fixa
2 Orelha móvel
3 Nônio ou vernier *(polegada)
4 Parafuso e trava
5 Cursor
6 Escala fixa
7 Bico fixo
8 Encosto fixo
9 Encosto móvel
10 Bico móvel
11 Nônio ou vernier (milímetro)
12 Impulsor
13 Escala fixa de milímetros
14 Haste de profundidade
1.2 PI (π)
O número é uma proporção numérica que tem origem na relação entre o perímetro de uma circunferência e seu diâmetro, isto é, se uma circunferência tem perímetro e diâmetro então aquele número é igual a É representado pela letra grega π. O valor de pertence aos