Determinação do Ácido Acétido do Vinagre
QUÍMICA EXPERIMENTAL
PROFª DRª
DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ÁCIDO ACÉTICO NO VINAGRE
ACADÊMICOS:
DOURADOS
2012
1 – INTRODUÇÃO
O ácido acético vem da família dos ácidos carboxílicos e possui dois carbonos na sua estrutura. Podendo assim ser chamado também de ácido etanóico. Nós o encontramos no dia a dia mais comumente na sua forma impura, chamada de vinagre.
Possui essa nomenclatura já que o frasco fica com um aspecto esbranquiçado, como se estivesse congelado. 2
2 - OBJETIVOS
Determinar a porcentagem (teor) de ácido acético no vinagre, realizando uma titulação de um ácido fraco (CH3COOH) com uma base forte (NaOH).
3 - PARTE EXPERIMENTAL
Com o auxílio de uma pipeta volumétrica foram pegos a quantidade de 10 ml de vinagre, e transferiu-se para um balão volumétrico de 100 ml, completou o volume do balão com água destilada, agitou-se o balão. Logo em seguida transferiu-se o conteúdo do balão para um béquer, e com isso pipetou-se 10 ml da solução para um erlenmeyer de 125 ml. Adicionaram-se duas gotas de fenolftaleína e iniciou-se a titulação com a base que já constava na bureta, onde a mesma já tinha sido preparada no último experimento. Abrindo cuidadosamente a bureta e deixar pingar a base (NaOH) no erlenmeyer, com isso ficou-se rotacinando o erlenmeyer. Quando o conteúdo do erlenmeyer adquiriu uma coloração rósea, imediatamente foi fechada a bureta. Após a titulação foi anotado o valor de NaOH gasto para neutralizar esse ácido. Com isso obtém-se os dados na tabela
1 com a quantidade gasta de base.
TABELA 1: Quantidade Gasta de Base (NaOH).
Titulação Quantidade ml 1
8,2
2
7,8
3
8,6
4 - RESULTADOS E DISCUSSÕES
Contudo foram realizadas três titulações, e obtendo a quantidade de base
(NaOH) gasta para a neutralização desse ácido, com isso pode-se determinar o teor de ácido acético contido no vinagre.
TABELA 2: Quantidade Gasta de Base (NaOH) em litros.