Determinação do teor de Ferro em amostras de água
Introdução:
O ferro é amplamente encontrado na Natureza, surgindo habitualmente em águas subterrâneas sob a forma de bicarbonato ou de sulfito e em águas de reacção ácida, sobretudo em minas, sob a forma de sulfato.
O ferro tem como característica conferir à água um sabor metálico e manchar roupas, loiças sanitárias, pavimentos, paredes e no geral, tudo com que entre em contacto, mesmo quando presente em pequenas quantidades, ou seja, a partir de 0,3 mg/L de Fe (ou ppm).
Espectrofotometria
A espectrofotometria é o método de análises óptico mais usado nas investigações biológicas e físico - químicas. O espectrofotómetro é um instrumento que permite comparar a radiação absorvida ou transmitida por uma solução que contém uma quantidade desconhecida de soluto, e uma quantidade conhecida da mesma substância.
Todas as substâncias podem absorver energia radiante, mesmo o vidro que parece completamente transparente absorve comprimentos de ondas que pertencem ao espectro visível. A água absorve fortemente na região do infravermelho.
A absorção das radiações ultravioletas, visíveis e infravermelhas dependem das estruturas das moléculas, e é característica para cada substância química.
Quando a luz atravessa uma substância, parte da energia é absorvida (absorvância): a energia radiante não pode produzir nenhum efeito sem ser absorvida.
Material:
Reagentes:
8 Balões volumétricos de 50mL
Água desionizada
2 Balões de Volumétricos de 100mL
Acetato de sódio, NaCH3CO2.3H2O
1 Balão volumétrico de 1000mL
1,10-fenantrolina mono-hidratada, C12H8N2.H2O
1 Funil
Cloreto de hidroxilamónio, NH3OHCL
1 Agitador magnético
Ferro (II), (NH4)2(SO4)2.6H2O
1 Espátula
Amostra de água
1 Espectrofotómetro
1 Pipeta graduada de 5mL
2 Pipetas volumétricas de 10mL
1 Pipeta Volumétrica de 1mL
2 Pipetas Volumétricas de 5mL
2 Pipetas Volumétricas de 20mL
1 Pipeta Volumétrica de 25mL
1 Pipeta Volumétrica de