DETERMINAÇÃO DO PONTO DE FUSÃO DE ALGUNS COMPOSTOS
1. INTRODUÇÃO
O ponto de fusão é a temperatura necessária em que o sólido passa para o estado líquido. Para esta transformação é fornecido energia, na forma de calor, aumentando a energia cinética das moléculas, com isso as moléculas entram em movimento de rotação e vibração até o momento em que ocorre o rompimento das ligações intermoleculares. O ponto de fusão da substância só será alcançado quando a energia cedida for superior a forção de coesão que mantém as mantém um sólido unido.
2. OBJETIVOS
Determinar o ponto de fusão de alguns sólidos e correlacionar com as interações moleculares
3. MATERIAIS E REAGENTES MATERIAIS
REAGENTES
Bico de Bunsen
Parafina
Cadinho
Alumínio
Tenaz de aço
Cloreto de sódio (sal de cozinha)
Pinça de madeira
Tela de amianto
Tripé
Becker de 250 ml
Tubo de ensaio
Termômetro
Garra com argola
4. MÉTODOS (PARTE EXPERIMENTAL/ PROCEDIMENTOS) 4.1. Colocou-se um pouco de cada um dos três compostos, parafina, alumínio e sal de cozinha, em três tubos de ensaio, um em cada um. Colocou-se três tubos de ensaio no becker, adicionado água de torneira no becker até cobrir os compostos, sem permitir que os tubos flutuem. Segurou os tubos com pinças de madeira.
Aqueceu-se lentamente o becker contendo a água e os tubos de ensaio utilizando o bico de bunsen, tripé e tela de amianto. Não permitindo a ebulição da água. Utilizando-se um termômetro para acompanhar a temperatura da água.
Observou-se e anotou-se os resultados.
4.2. Colocou-se uma pequena quantidade de cloreto de sódio no cadinho.
Aqueceu-se o cadinho diretamente na chama do bico de bunsen por cerca de sete minutos, utilizando o tripé e uma garra com argola. Anotando-se as observações. Utilizou-se um tenaz de aço para manusear o cadinho.
4.3. Colocou-se uma pequena quantidade de alumínio no cadinho.
Aqueceu-se o cadinho diretamente na chama do bico de bunsen