Determinação do ponto de ebulição de substâncias puras e determinação da viscosidade
Ponto de ebulição pode ser definido como sendo a temperatura na qual a pressão de vapor de um líquido é igual a pressão externa exercida sobre a superfície, ou ainda, á a temperatura em que o vapor e o líquido estão em equilíbrio a uma dada pressão. Toda vez que se produz um abaixamento da pressão a que está sujeito um líquido, há uma diminuição da temperatura de ebulição. A influência de impurezas sobre o ponto de ebulição depende do tipo de composto que constitui a impureza. Chama-se ponto de ebulição normal a temperatura em que um líquido entra em ebulição à pressão de 760 mmHg.
Misturas azeotrópicas: denomina-se mistura azeotrópica a mistura de líquidos solúveis que apresentam um ponto de ebulição constante, porém diferente das substâncias puras consideradas isoladamente. Originam vapor com a mesma composição, ou seja, uma mistura em que o P.E. não varia das substâncias puras.
TÉCNICA:
1) Colocar a amostra em um tubo de ensaio, (3 a 4 mL);
2) Fixar um tubo capilar fechado em uma das extremidades, virado para baixo, ao termômetro e mergulhar o conjunto no tubo de ensaio. Colocar o tubo de ensaio dentro de um bequer com óleo e aquecer o sistema;
3) A temperatura de ebulição do líquido será lida no termômetro quando uma corrente de bolhas de ar rápida e contínua emergir do tubo capilar; ou, após a corrente contínua retirar a chama e, quando o líquido começar a adentrar no capilar, ler a temperatura.
4) Anotar os resultados obtidos.
Líquido problema:
Repetir as medidas da substância problema, no mínimo 3 vezes e tratar os dados estatisticamente.
DETERMINAÇÃO DA VISCOSIDADE
INTRODUÇÃO:
O Viscosímetro rápido NALGON, embora muito parecido com o “COPO FORD”, tanto nas dimensões como no uso, difere pelo diâmetro do furo de passagem do líquido a ser medido. Normalmente, apresentam-se com os diâmetros de 3mm, 4mm , 5mm e 6mm.
Os mais usados são com os orifícios 3 e 4mm. Com estes, o usuário