Determinação densidade de refeigerantes
469 palavras
2 páginas
INTRODUÇÃONos últimos 30 anos o consumo de refrigerante quintuplicou no Brasil, o Idec ressalta que, independentemente da presença do corante, todas as bebidas que contêm açúcar devem ser evitadas, pois se consumidas em excesso podem aumentar o risco de diabetes, obesidade e doenças associadas aos cânceres de esôfago, rins, pâncreas, endométrio, vesícula biliar, cólon e reto, Uma quantidade parecida com 10 colheres de chá de açúcar golpeiam seu organismo (100% da recomendação diária). Com essa quantidade de açúcar, você só não vomita imediatamente porque o ácido fosfórico quebra o enorme sabor de açúcar, permitindo que a Coca não fique tão doce. Os ingredientes que compõem a formulação do refrigerante são : Água , açúcar , concentrados, acidulante, antioxidante, conservante, edulcorante e dióxido de carbono.
OBJETIVO
Determinar o teor de açúcar presente em bebidas e refrigerantes comercias através de sua densidade . (Coca Cola .)
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Coletamos uma amostra do refrigerante (coca cola) em um béquer e removemos o CO2 presente na bebida mexendo com um bastão de vidro. Medimos sua massa e anotamos os dados obtidos na tabela 2.
Dadas as massas de soluto a qual pretendemos preparar. Medimos a massa de sacarose em um béquer. Adicionamos água suficiente para dissolver a sacarose. Mexemos a mistura utilizando um bastão de vidro. Com a sacarose diluída, transferimos a solução para um balão volumétrico adequado, enxaguando o béquer e o bastão de vidro pelo menos três vezes para evitar perdas de solução, completamos o volume até a marca do menisco e homogeneizamos a solução.
Preparamos várias soluções de sacarose de concentração entre 0,04 g/mL e 0,25 g/mL,
Depois utilizamos uma pipeta graduada para a coleta de 10 mL da solução de sacarose, transferimos para um béquer e medimos a sua massa para completarmos os dados da tabela 1.
MATERIAIS E REAGENTES
02 Balões volumétricos(100mL)
03 Béqueres (80mL)
01 Bastão de Vidro