determinação de sulfato de bario
A análise gravimétrica ou gravimetria é um método analítico quantitativo cujo processo envolve a separação e pesagem de um elemento ou um composto do elemento na forma mais pura possível. Na análise gravimétrica, o constituinte desejado é separado da amostra na forma de uma fase pura, com composição química bem definida, que é então pesada. A partir da massa desta última acha-se a massa do constituinte através de relações estequiométricas apropriadas.
O peso do elemento ou composto pode ser calculado a partir da fórmula química do composto e das massas atômicas dos elementos que constituem o composto pesado. A análise gravimétrica está baseada na medida indireta da massa de um ou mais constituintes de uma amostra. Por medida indireta deve-se entender converter determinada espécie química em uma forma separável do meio em que esta se encontra, para então ser recolhida e, através de cálculos estequiométricos, determinada a quantidade real de determinado elemento ou composto químico, constituinte da amostra inicial. A separação do constituinte pode ser efetuada por meios diversos: precipitação química, eletrodeposição, volatilização ou extração.
A separação do elemento, ou do composto que o contém, pode ser efetuada de diversas maneiras, e as mais importantes dentre elas são: métodos de precipitação, extração e cromatográficos (para o sulfato de bário o método será o de precipitação).
O processo de gravimetria por precipitação consiste em:
1. Pesagem da amostra
2. Preparação das soluções (dos reagentes e da amostra)
3. Precipitação
4. Sedimentação ou decantação
5. Filtração (cadinho filtrante ou papel de filtro)
6. Lavagem do precipitado
7. Aquecimento/secagem (estufa ou mufla)
8. Esfriamento do precipitado
9. Pesagem do precipitado
10. Cálculos
11. Interpretação dos resultados
As principais vantagens da análise gravimétrica são:
(a) As operações unitárias utilizadas no procedimento gravimétrico são