DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DO COBRE E DO FERRO PELO PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES
Centro de Ciências Exatas e Tecnologia – CCET
Departamento de Química
Disciplina: Química Orgânica e Inorgânica
Docente: Prof. Mest. Carlos A. Holanda
Discente: Kerllon Rayanderson Kendrick Garcia Amorim
Relatório de Aula Prática
DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DO COBRE E DO FERRO PELO PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES
São Luís – MA
2012
1. Objetivo
Determinar a densidade do ferro (Fe) e do cobre (Cu) pelo princípio indireto, cientificamente chamado de Princípio de Arquimedes.
2. Introdução
O cobre é um elemento químico metálico, vermelho-amarelado, de símbolo Cu (do latim cuprum), tem densidade 8,9 e funde-se a 1.084º C. À exceção da prata, é o metal que melhor conduz eletricidade.
Pertencente ao grupo dos metais de transição, o ferro é o quarto elemento químico em abundância na crosta terrestre. É um sólido branco-acinzentado, de densidade 7,8, que funde a cerca de 1.530º C, passando ao estado pastoso. No século III a.C., o grande filósofo, matemático e físico Arquimedes, realizando experiências cuidadosas, descobriu uma maneira de calcular o empuxo que atua em corpos mergulhados em líquidos. Suas conclusões foram expressas através de um princípio, denominado princípio de Arquimedes, cujo enunciado é o seguinte: “todo corpo mergulhado em um líquido recebe um empuxo vertical, para cima, igual ao peso do líquido deslocado pelo corpo”.
A partir do princípio de Arquimedes é possível calcular a densidade de um corpo, tendo como base a massa e o volume do mesmo exercido na água.
A densidade é umas das propriedades que caracterizam uma substância, onde é uma característica própria de cada material, por isso é classificada como sendo uma propriedade específica. A densidade é a razão da massa pelo volume de um corpo. Trata-se de uma propriedade física que permite a identificação de uma substância ou material. d = m / v (g/cm³ ou ml) m = massa da substância em gramas; V = volume da substância em