agronomia
1. OBJETIVO
O objetivo desta aula experimental de física foi determinar o empuxo.
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA
Podemos definir o empuxo como sendo a força em sentido contrário exercida em um objeto quando este é submerso em um liquido, esta força é igual ao peso deslocado pelo corpo , sendo esta aplicada no centro da gravidade deste. A pressão exercida pelo fluido na base inferior do objeto é maior do que a pressão que o fluido exerce no topo deste, ou seja, existe uma resultante das forças verticais, dirigidas de baixo para cima.
A causa do empuxo é o fato da pressão aumentar com a profundidade. Então se as pressões nas partes superior e inferior do corpo fossem iguais, a resultante das forças seria nula e não existiria empuxo sobre o corpo.
Seguindo o principio de Arquimedes que diz que “Todo corpo mergulhado em um líquido recebe um empuxo vertical, para cima, igual ao peso do líquido deslocado pelo corpo,” podemos calcular o empuxo da seguinte forma: Onde é a massa do líquido deslocado.
Sendo a densidade do líquido e o volume do líquido deslocado:
Portanto,
Dessa forma, podemos notar que quanto maior o volume, e quanto maior a massa específica do liquido, maior será o empuxo.
3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Determinou-se a constante elástica da mola utilizada no experimento, efetuando cinco repetições com diferentes pesos, e consequentemente diferentes deformações da mola, utilizando uma haste de apoio com uma régua, onde fixou-se a mola e à ela um objeto em formato em S, como demonstrado na figura a seguir:
Figura - Procedimento experimental 1 - onde o numero 1 representa a mola sem nenhuma força peso atuando sobre ela, e o número 6 representa a maior força peso atuando sobre a mola.
Após obter a massa dos objetos e suas respectivas deformações, traçou-se a reta da constante elástica, obtendo a equação da reta, onde esta foi utilizada para calcular o peso do objeto quando fosse submerso na