DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇÃO GRANULOMÉTRICA
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO
PARANÁ
Campus Toledo
DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇÃO GRANULOMÉTRICA
NBR NM 248
TAREFA Nº 01
Nomes: Angela Maria Müller
Jaqueline Laura Müller
Luiz Gustavo Zanini
Grupo: Angela Maria Müller, Chih Jou Chang, Jaqueline
Laura Müller, Luiz Gustavo Zanini, Marcelo Vendruscolo e
Mirian Nogueira dos Santos
Disciplina: Materiais da Construção Civil A
Docente: Elizabete Yukiko
Data da entrega: 06/09/2014
Toledo – PR
2014
INTRODUÇÃO
Concreto é uma mistura homogênea de cimento com água e agregados, que depois de endurecida adquire estabilidade e resistência. Sua qualidade depende das características dos materiais componentes.
Os agregados são os materiais de construção mais utilizados no mundo uma vez que representam 80% da massa do concreto. Sua função é atuar como material inerte nas argamassas e concretos aumentando o volume da mistura e reduzindo seu custo.
A composição granulométrica determina o "tamanho do grão", conjunto de grãos menores em substituição a grãos maiores implica em uma maior quantidade de vazios, uma maior superfície específica e, portanto um maior consumo de pasta de cimento.
A composição granulométrica tem grande influência nas propriedades das argamassas e concretos. O tamanho das partículas dos agregados, em especial, dos agregados miúdos, influenciam de forma efetiva na obtenção de uma determinada consistência do concreto (NEVILLE, 1997).
De acordo com esses conhecimentos buscou-se medir a granulometria de uma amostra de areia e outra de brita 0 ou pedrisco.
OBJETIVOS
Este ensaio tem por objetivo, determinar a composição granulométrica do agregado, bem como conhecer o módulo de finura e a dimensão máxima característica do agregado, fundamentado na NBR 7217.
REFERENCIAL TEÓRICO
Segundo MARTINS (2008), “agregado é todo material granular, sem forma e volume definidos, geralmente inerte de dimensões e propriedades adequadas para a engenharia, que