Determinação da composição granulométrica dos agregados
1.
OBJETIVO
Este procedimento prescreve o método pelo qual são determinados os tempos de início e fim de pega da pasta de cimento Portland.
2.
NORMAS DE REFERÊNCIA
NBR NM 43/2002 – Cimento Portland – Determinação da pasta de consistência normal; NBR NM 65/2003 – Cimento Portland – Determinação do tempo de pega.
3.
APARELHAGEM
3.1
Balança que apresente resolução de 0,1g e capacidade mínima de 1000g.
3.2
Misturador mecânico com uma cuba de aço inoxidável com capacidade de aproximadamente de 5 dm³ (sendo equipada de forma que possa ser fixada firmemente ao misturador durante a operação da mistura) e uma pá de aço inoxidável, acionada por um motor elétrico de velocidade regulável.
NOTA: A altura entre a face inferior da cuba e a pá (quando fixada no misturador) deve ser de (3,0 ± 0,5)mm, para pás novas, que pode chegar a 4,0 mm, com desgaste natural do uso. Recomenda-se verificar este limite periodicamente.
3.3
Espátula com dimensões adequadas para o enchimento do molde com pasta de cimento, confeccionada de material inoxidável.
3.4
Molde tronco cônico, com dimensões indicadas na tabela a seguir, cujo material deve ser não absorvente e resistente ao ataque da pasta de cimento, acompanhado de uma placa de vidro (base) de espessura mínima 5mm.
Diâmetro interno do molde
Menor (70±5)mm - Maior (80±5) mm
Altura do molde
(40±0,2)mm
3.5
Recipiente que pode ser um bequer plástico, destinado a conter água de amassamento. 3.6
Aparelho de Vicat conforme descrito na figura abaixo. Consiste em um suporte (A) que contém uma haste móvel (B) de material inoxidável, em um de cujos extremos se encontra a sonda de Tetmajer (C), tendo em seu outro extremo uma agulha desmontável (D). A haste dever ser deslizante, podendo ser fixada em qualquer posição por meio de um parafuso (E) que suporta um ponteiro indicador (I), que se move sobre uma escala graduada em