DETERMINA O DO PONTO DE FUS O DA ASPIRINA
1 – Introdução:
A aspirina, ou ácido acetilsalicílico, é um medicamento sintético. Pode ser obtida pela acetilação do ácido salicílico, uma reação a partir do fenol.
Uma substancia, um composto ou uma espécie química, em seu estado puro, apresenta propriedades físico-químicas características. Entre estas propriedades, chamadas constantes, estão o ponto de fusão, a densidade, o ponto de ebulição, índice de refração, a absortividade molar. Aqui, a constante de interesse será o ponto de fusão. O ponto de fusão de uma substancia pura é a temperatura em que a fase sólida e a fase liquida coexistem, ou seja, entram em equilíbrio. Neste ponto, um acréscimo de energia (calor) é utilizada para romper a estrutura sólida, e a temperatura permanece constante, ou seja, não sobe até que a substancia tenha se fundido completamente.
2 – Objetivo:
Determinar o ponto de fusão do ácido acetilsalicílico.
3 – Material:
Capilar; Almofariz;
Tubo de vidro; Aparelho de ponto de fusão;
Vidro de relógio; Pistilo.
4 – Parte experimental;
Triturar o comprimido de AAS
Introduzir a substancia triturada no capilar.
Empurrar a amostra para o fundo do capilar
Introduzir o capilar no aparelho de ponto de fusão e medir a temperatura.
Descrição: Inicialmente, foi triturado um comprimido de aspirina em um almofariz com o pistilo, e a substancia triturada foi transferida para um vidro de relógio. Para introduzir a substancia no capilar, sua extremidade aberta foi pressionada sobre a amostra solida finamente pulverizada e seca. O capilar foi lançado, com sua extremidade fechada voltada para baixo, do topo de um tubo de vidro comprido aproximadamente sete vezes, com o objetivo de empurrar toda a amostra para o seu interior. Foi obtido cerca de 0,8 cm de altura preenchido com a amostra. A seguir, o capilar foi introduzido no parelho de ponto de fusão juntamente com