Planejamento Tributario Questo Es
1. Defina Planejamento Tributário
Planejar antecipadamente a menor opção de tributos para as empresas pagarem do ponto de vista fiscal.
2. Quais são as espécies de tributos?
Impostos;
Taxas;
Contribuições de melhorias;
Contribuições parafiscais
Empréstimos compulsórios.
3. Como é denominada a espécie de tributo que tem como fato gerador a utilização efetiva ou potencial de serviço público específico e divisível prestado ao contribuinte?
Taxas.
4. O que vem a ser “Contribuição de Melhoria”?
É uma espécie de tributo cuja finalidade é instituída para fazer face ao custo de obras públicas de que decorra valorização imobiliária, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acréscimo de valor que da obra resultar para cada imóvel beneficiado.
5. Dê 3 (três) exemplos de “Contribuições Parafiscais”
Social: INSS, PIS e COFINS.
6. Dê 3 (três) exemplos de “Obrigações Acessórias”
Nota Fiscal Eletrônica, Livro de Apuração do Lucro Real (LALUR) e Declaração de Imposto de Renda (Pessoa física ou jurídica).
7. Quais são as exceções ao “Princípio da Legalidade”?
II, IE, IPI e IOF
8. Qual a diferença entre “Princípio de Anterioridade” e “Princípio de Irretroatividade”?
Principio da anterioridade determina que nenhum tributo poderá ser cobrado, ou base de cálculo majorada, no mesmo exercício financeiro em que tenha sido publicada a Lei que o estabeleça, salvo aa Contribuições Sociais da Seguridade Social, e os impostos II, IE, IOF e IPI, que poderão ser majorados dentro do próprio exercício, mas desde que observado o prazo mínimo de 90 dias após a data da Publicação da referida Lei.
O Principio da Irretroatividade, gera maior segurança jurídica-tributária na medida em que a autoridade não poderá cobrar tributos relativos a fatos geradores ocorridos antes da vigência da Lei que o instituiu, salvo se tal Lei venha a beneficiar o contribuinte.
Em resumo, o principio da anterioridade regula a