Determina O Da Massa Molar Do Di Xido De Carbono
Físico-Química
Determinação da Massa Molar do Dióxido de Carbono
Luan Sudario
Gabriel Mantovani
Karen Bailo
Lucas Martello
Kennedy Cavalcante
Santa Bárbara d’Oeste
Fevereiro/2015
Química Bacharelado – Noturno
INTRODUÇÃO
Massa Atômica
A massa atômica (símbolo MA) é um número que indica quantas vezes um átomo de um determinado elemento químico é mais pesado que 1/12 do isótopo do carbono 12. A sua unidade de medida é a unidade de massa atômica (símbolo u).
12 C
A massa atômica é uma informação que se encontra na tabela periódica.
Massa Molecular
A massa molecular (símbolo MM) é igual a soma das massas dos átomos que formam a molécula. A sua unidade de medida é a unidade de massa atômica (símbolo u).
Número de Avogadro e Mol
O número de Avogadro (6,02 x 10 23), que também é conhecido como Constante de Avogadro, é o número de átomos ou de moléculas que permite que as massas atômica e molecular, respectivamente, sejam expressas em grama.
Em química este número é comumente chamado de mol.
1 mol de átomos = 6,02 x 10 23 átomos
1 mol de moléculas = 6,02 x 10 23 moléculas
Massa Molar
A massa molar (símbolo M) de átomos ou de moléculas é a massa em gramas correspondente a um mol dessas espécies químicas. A sua unidade de medida é a gramas por mol (símbolo g/mol).
Quando uma substância em estado gasoso, ou de vapor estiver nas condições normais de temperatura e pressão essa terá um volume igual a 22,4 litros.
Para reduzir o volume do gás às condições normais, utiliza-se a equação de estado dos gases.
Nos cálculos, a passagem da escala Celsius (ºC) à escala absoluta (K) é:
T = t +273 onde, t = temperatura (ºC) e T = temperatura absoluta (K) A relação de estado dos gases permanece constante para qualquer gás.
Há uma constante denominada constante universal dos gases e se designa R. O seu valor numérico em dimensões depende do sistema de unidades escolhidos para o cálculo.
R = 0,082atm.litro/mol.K ou R = 62,3 mmHg.litro/mol.K