Detectores de Metais
O BFO é a tecnologia mais precisa para detecção de metais. Nele notamos a presença de duas bobinas de fio, uma grande localizada na extremidade inferior do detector e uma pequena localizada dentro da caixa de controle. Cada bobina esta conectada a um oscilador gerando milhares de pulsos por segundo.
Quando esses pulsos viajam pelas bobinas, elas geram ondas de rádio que, por intermédio de um receptor localizando na caixa de controle, são transformadas em som audível baseado na diferença de frequência entre elas.
Explicando: Quando o campo da bobina externa atinge um objeto metálico, gera nele um campo induzido que interfere com o campo da mesma modificando sua frequência. A mudança das frequências faz variar o som emitido na caixa modificando a duração e o tom.
Tecnologia PI
Esse sistema é muito utilizado nos aeroportos e por guardas de segurança em variados locais.
O detector de metais por pulso induzido utiliza uma única bobina como emissora e receptora, ou podem ter três ou mais trabalhando juntas (Portas Detectoras).
Essa tecnologia envia pulsos elétricos curtos de grande frequência por uma bobina de fio. Cada pulso gera um curto campo magnético. Quando o pulso termina, o campo reverte a polaridade resultando em um pico elétrico pequeno que gera uma corrente que percorre novamente a bobina (o pulso refletido) que dura 30 microssegundos. Quando o campo criado atinge um objeto metálico, este cria um campo induzido que colapsa com o campo magnético do pulso e faz com que o pulso refletido demore a desaparecer detectando assim o metal.