Gerenciamento de Risco
O objetivo desta pesquisa é mapear os riscos envolvidos no transporte de cargas de produtos não perecíveis nas principais cidades do Estado de São Paulo. O estudo baseou-se nas atividades da transportadora JEQUI Logística e visa também a identificação e classificação dos riscos decorrentes dessa atividade.
DEFINIÇÕES E CONCEITOS
Para melhor compreensão dos conceitos utilizados no gerenciamento de risco, foi feita uma analise na NBR-ISO 31000 (2009). A Norma não é destinada para fins de certificação. Ela atende às necessidades de uma ampla gama de partes interessadas, tais como os responsáveis pelo desenvolvimento da política de gestão de riscos no âmbito de suas organizações, com a finalidade de assegurar que os riscos serão eficazmente gerenciados na organização como um todo ou em uma área específica, atividade ou projeto específico.
Assim, adiante estão relacionados os termos e definições para conhecimento:
Risco: efeito da incerteza nos objetivos: Um efeito é um desvio em relação ao esperado – positivo e/ou negativo. Os objetivos podem ter diferentes aspectos (tais como metas financeiras, de saúde e segurança e ambientais) e podem aplicar–se em diferentes níveis (tais como estratégico, em toda a organização, de projeto, de produto e de processo). O risco é muitas vezes caracterizado pela referência aos eventos potenciais e às consequências, ou uma combinação destes, expressas em termos de uma soma de consequências de um evento (incluindo mudanças nas circunstâncias) e a probabilidade de ocorrência associada. A incerteza é o estado, mesmo que parcial, da deficiência das informações relacionadas a um evento, sua compreensão, conhecimento, sua consequência ou probabilidade.
Gestão de riscos: atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização no que se refere ao risco.
Estrutura da gestão de riscos: conjunto de componentes que fornecem os fundamentos e os arranjos organizacionais para a concepção, implementação, monitoramento, análise