desvio
O conceito de desvio pode variar de sociedade para sociedade, pois cada uma possui uma cultura diferente da outra e com isso as leis são determinadas por cada local. O Desvio trata-se de quando um indivíduo ou um grupo de pessoas não se conforma com um determinado conjunto de normas aceitas pela maioria em uma comunidade ou em uma sociedade. Em outras palavras conclui-se que O desvio e toda ação que quebra os padrões e leis de um determinado local. A maioria das pessoas conclui que Desvio e Crime podem significar a mesma coisa porem isso é uma falsa afirmação devido o conceito de Desvio ser mais amplo e não ser considerado um crime contra lei e com pena incriminadora.
É quando um indivíduo não corresponde às normas ou valores mantidos pela sociedade. As variações de interpretação do comportamento de um desviante são imensamente amplas.
Seria ótimo se vivêssemos em uma sociedade em que todas as pessoas cumprissem o seu papel da melhor forma possível, mas, infelizmente, essa sociedade não existe. Em todo lugar existem casos de roubo, assassinato, estupro e outras deturpações da conduta humana com as quais, direta ou indiretamente, somos obrigados a conviver.
Uma questão em aberto é saber por que as pessoas se desviam de um comportamento estabelecido em uma sociedade. No início, pensava-se que o desvio era fruto de uma anomalia psicológica e, partindo dessa premissa, a causa era individual. Depois, apareceram outros estudiosos que diagnosticaram o problema como sendo uma desordem social que induzia o indivíduo ao desvio. Hoje, chegou-se à conclusão de que o desvio se deve a fatores psicológicos e sociológicos, estudados por uma disciplina chamada Psicologia Social.
O conceito de desvio social normalmente possui uma conotação negativa, mas há casos em que o desvio pode ser visto como um ato positivo. Por outro lado, a noção de o que constitui um desvio social muda com o tempo.
O Desvio Positivo é baseado na observação de