Desvendando a matrix
Vlademir de Almeida
BEM VINDO A MATRIX
ITARARÉ
2013
Vlademir de Almeida
BEM VINDO A MATRIX
Trabalho apresentado à disciplina de Filosofia da Educação do curso de Pedagogia das Faculdades Integradas de Itararé.
Professor: Murilo Cleto
ITARARÉ
2013
BEM VINDO AO DESERTO DO REAL
O filme Matrix nos mostra uma sociedade onde as maquinas tomaram o poder, escravizando as pessoas para beneficio próprio, colocando todos em um estado de coma, onde apenas o mente da trabalha mantendo seu corpo em letargia.
A partir disso as pessoas interagem entre si através de um sistema denominado Matrix(mãe), esse sistema funciona criando um simulacro da sociedade em seu ápice, simulando assim o papel de cada individuo nesse sistema.
A Matrix é tudo que se acredita ser real o mundo a sua volta, o sabor dos alimentos, cheiro e tudo que você sente ou sentira durante toda a sua vida, desde os sentidos mais básicos como fome, dor ou aparência até sentimentos mais complexos com amor e ódio.
Nesse contexto o filme mostra as duas realidades das pessoas libertas do sistema e dos que ainda estão sobe o domino da Matrix automaticamente se tornando um inimigo em potencial.
Filme ainda faz bem a alusão de salvador onde um determinado indivíduo no meio de muitos com características especiais e com poder que possa rivalizar com o sistema, possa libertar o povo da opressão, esse embate entre bem mal é um clássico de varias crenças no mundo antigo, mostra bem a necessidade das pessoas de encontrarem um porque de todo sua angustia e a fé de que tudo ser salvo quando o escolhido surgir.
Quebrando as correntes
O filme é cheio de conceitos filosóficos, mas um que se encaixa se não totalmente mais em boa parte do filme, e a relação com mito da caverna proposto por Platão. O mito fala sobre prisioneiros que ficaram presos desde seu nascimento acorrentados os pés e o pescoço, sendo permitido ver apenas sombras projetadas nas paredes ao fundo da