Desvantagens e vantagens da apo
O termo administração por objetivos foi introduzido popularmente por Peter Drucker em 1954 em seu livro (the pratice of management)
A APO consiste, em objetivos estabelecidos em conjunto, pelo gestor e seus funcionários, com prazos para a conclusão e monitoramento para que consigam alcançar os resultados desejados.
É importante que as metas sejam estabelecidas por completo, de forma clara que os funcionários entendam, para assim, cumprirem as expectativas da organização. Antes de estipular metas é necessário, que a organização faça uma pesquisa de mercado interno para estudar as possibilidades da organização, e do mercado externo visando os fatores econômicos, sociológicos, tecnológicos e políticos, para encontrar alternativas que consigam alcançar os objetivos.
Avaliando o desempenho da organização, a partir dos números que ela apresenta, observando se estão atingindo ou superando seus objetivos. É importante, que ocorra um feedback do desemprenho, pois é uma forma de avaliar constantemente o progresso em relação ás metas estabelecidas. A maneira ideal, é fornecer o feedback continuo aos colaboradores, para que possam monitorar e corrigir suas próprias ações.
Desvantagens da APO
- Ênfase no desempenho e não nas pessoas: Objetivando somente resultados, a empresa pode ser levada a dar maior destaque ao desempenho esperado do que valorizar os empregados.
- Excesso de Programação: Os mecanismos de procedimentos são determinados em função da APO. Inclusive o treinamento pode ter um sentido muito de automação, visando apenas o desempenho e não o autodesenvolvimento pessoal.
- Exagero nos controles e nos resultados: Não deve ocorrer; afinal não é administração por pressão. Se tal fato acontecer deverá ser revista e corrigir seu rumos.
- Ênfase exagerada na promoção: Isto faz com que as pessoas preocupem-se individualmente com o seu futuro dentro da empresa. A valorização pessoal deve ser considerada, mas sem