ED Embrio
NUTRIÇÃO – NOTURNO
EMBRIOLOGIA
ESTUDO DIRIGIDO
1) Quais as vantagens e desvantagens de cada método anticoncepcional (de barreira, hormonal e comportamental)?
Barreira
Preservativo - Vantagens: fácil acesso (MASC); praticidade; proteção contra as DSTs; não necessita de controle ou prescrição médica; alto nível de eficácia.
Desvantagens: risco de rompimento caso seja colocado de maneira incorreta; algumas pessoas podem ter alergia ao látex. No caso do preservativo feminino existe a dificuldade de acesso e também de colocação nas primeiras vezes.
Diafragma – Vantagens: possibilidade de ser colocado horas antes da relação; imperceptível tanto para a mulher, quanto para o parceiro.
Desvantagens: necessita de consulta médica; pode aumentar o risco de infecção urinária; não protege contra as DSTs.
Espermicidas – Vantagens: pode ser utilizado por lactantes; protege contra a gonorreia e clamídia; não necessita de prescrição médica.
Desvantagens: nível de eficácia baixo; pode causar desconforto no uso repetido em função das reações alérgicas, além de aumentar o risco de candidíase e infecções no trato urinário.
Hormonais
Anticoncepcionais Orais Hormonais Combinados – Vantagens: elevada eficácia; fácil utilização e acesso; regularização do ciclo menstrual, reduzindo a intensidade dos fluxos e das cólicas menstruais.
Desvantagens: não protege contra as DSTs; possibilidade de pequeno ganho de peso; podem causar acidentes vasculares, tromboses e infarto, além de aumentar o risco para tumores no fígado. O método pode provocar ainda efeitos colaterais como náuseas, cefaleia, acne, alterações de humor, entre outros; diminui a incidência de gravidez ectópica, câncer de endométrio, câncer de ovário, cistos de ovário, doença inflamatória pélvica, doenças mamárias benignas e miomas uterinos.
Anticoncepcionais Orais de Progesterona – Vantagens: utilização permitida à lactantes; apesar de menor que a dos