Apo vantagens e desvantagens
O termo administração por objetivos foi introduzido popularmente por Peter Drucker em 1954 em seu livro (the pratice of management)
A APO consiste, em objetivos estabelecidos em conjunto, pelo gestor e seus funcionários, com prazos para a conclusão e monitoramento para que consigam alcançar os resultados desejados.
É importante que as metas sejam estabelecidas por completo, de forma clara que os funcionários entendam, para assim, cumprirem as expectativas da organização. Antes de estipular metas é necessário, que a organização faça uma pesquisa de mercado interno para estudar as possibilidades da organização, e do mercado externo visando os fatores econômicos, sociológicos, tecnológicos e políticos, para encontrar alternativas que consigam alcançar os objetivos.
Avaliando o desempenho da organização, a partir dos números que ela apresenta, observando se estão atingindo ou superando seus objetivos. É importante, que ocorra um feedback do desemprenho, pois é uma forma de avaliar constantemente o progresso em relação ás metas estabelecidas. A maneira ideal, é fornecer o feedback continuo aos colaboradores, para que possam monitorar e corrigir suas próprias ações.
Vantagens:
* Identifica progresso as áreas problemas em direção ao alcance dos objetivos; * Melhora o controle da informação e dos padrões de desemprenho; * Conduz a uma estrutura organizacional dinâmica especificando as responsabilidades; * Identifica onde mudanças são necessárias e procura melhoria continua nos resultados; * Identifica necessidades de treinamento e propicia ambiente de crescimento pessoal e de autodisciplina.
Desvantagens:
* Depende do apoio e empenho da administração de topo ao sistema de administração por objetivo; * Pode ser inútil e desmotivador em ambientes ou fases de mudança dinâmica; * Sobrevaloriza os objetivos individuais em detrimento dos objetivos organizacionais; * Concentra os esforços no curto prazo em prejuízo do