Destilação
Márcio Salgado
Lindouro Leandro
Cleiton Lopes
Química Orgânica I
Universidade Federal de Ouro Preto
INTRODUÇÃO
A destilação é uma técnica geralmente usada para remover um solvente, purificar um líquido ou para separar os componentes de uma mistura de líquidos, ou ainda separar líquidos de sólidos. Alguns tipos de destilação são: destilação simples,destilação fracionada, extração com aparelho de soxlet e destilação a vapor.
Destilação Simples
Destilação Simples é um processo que permite a separação de um líquido de uma substância não volátil, ou de outros líquidos que possuem uma diferença no ponto de ebulição maior do que cerca de 80o C. É um método rápido de destilação, e deve ser usado sempre que possível - se respeitado seus limites, eficaz.
Destilação Simples
Destilação Fracionada
A destilação fracionada serve para realizar a separação em uma mistura de produtos, utilizando ponto de ebulição. Ela é um processo de aquecimento,separação e resfriamento dos produtos e é empregada quando a diferença entre os pontos de ebulição dos líquidos da mistura é menor.
Os líquidos destilam-se na ordem crescente dos seus pontos de ebulição.
Destilação Fracionada
DESTILAÇÃO A VAPOR
Destilação a vapor é o método no qual a água é aquecida num recipiente e o vapor resultante desse processo é bombeado sob pressão para um outro recipiente, onde se encontra o material vegetal. O calor do vapor faz com que as paredes celulares se abram.
Dessa forma, o óleo que está entre as células é arrastado mecanicamente junto com o vapor de água e coletado em um recipiente.
Os óleos essenciais não se misturam, ficam sobre a água por serem menos densas.
Portanto, podem ser facilmente retirados por extração líquido- líquido.
Destilação a vapor
Extração líquido-líquido
A extração líquido-líquido é um processo de separação que se utiliza da propriedade de miscibilidade de líquidos.
Por exemplo, em uma