Destilação simples
Engenharia Química
Química Geral e Experimental III
Destilação Simples
Data de Entrega: 01/09/2012 Componentes do grupo:
Hugo Leonardo Baldini Medeiros R.A: 102966
Kauana Martins Iglesias R.A: 101393
Daniel Henrique Parisi Zampieri R.A: 102814
Flávio Gonçalves Pereira R.A: 102070
João Antonio Farinelli Garcia R.A: 104649
Introdução A purificação de substancias é um processo muito importante em laboratório de química e em indústrias. Os componentes orgânicos nem sempre são obtidos na sua forma pura, sendo frequentemente acompanhados de impurezas. Um dos processos utilizados na purificação de compostos orgânicos líquidos é a destilação. A técnica baseia-se nas diferenças entre temperaturas de ebulição das substâncias.
O uso da destilação como método de separação disseminou-se pela indústria química moderna. Pode-se encontrá-la em quase todos os processos químicos industriais em fase líquida onde se há necessidade de o líquido ser purificado.
O petróleo é um exemplo moderno de mistura que deve passar por várias etapas de destilação antes de resultar em produtos realmente úteis ao homem: gases (um exemplo é o gás liquefeito de petróleo ou GLP), gasolina, óleo diesel, querosene, asfalto e outros.
Destilação Simples
A destilação simples é uma das operações de uso mais comum na purificação de líquidos e consiste, basicamente, na vaporização de um liquido por aquecimento, seguida da condensação do vapor formado quando uma substancia pura é destilada à pressão constante, a temperatura do vapor permanece constante durante a destilação.
É um processo utilizado quando se deseja separar dois ou mais componentes existentes em uma solução que apresentam uma diferença entre seus pontos de ebulição superior a 80°C ou para separar um componente mais volátil de uma solução de líquido com pontos de ebulição muito altos em baixa concentração. A aparelhagem constitui-se basicamente de um balão de fundo