destilação simples
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ANIMAIS
BIOTECNOLOGIA
LABORATORIO DE QUÍMICA BÁSICA
Aula pratica II: Destilação Simples
Mossoró, RN
2013
Introdução
Na aula vimos como realizarmos uma destilação simples, e nos inteiramos sobre o aparelho utilizado para destilação, e realizar um teste do que foi destilado.
Destilação- é um processo físico que serve para separar as misturas homogêneas, como as soluções de sólidos em líquidos (destilação simples) ou as soluções de dois ou mais líquidos (destilação fracionada). Ambas consistem no aquecimento da mistura até a ebulição e em seguida condensar os vapores do líquido.
Quando destilamos dois líquidos miscíveis entre si, a separação tende a ser melhor quanto maior for à diferença entre as temperaturas de ebulição dos dois líquidos; nesse caso o líquido mais volátil destila em primeiro lugar, ou seja, o que evapora com mais facilidade em seu estado normal destila primeiro.
Destilação simples- é utilizada para separar misturas homogêneas do tipo sólido-líquido. Consiste no aquecimento de substâncias até uma temperatura acima do ponto de ebulição, depois que a substância entrar em ebulição, passará ao estado de vapor, que logo depois será resfriado em um condensador, e retornará ao estado líquido.
Destilação fracionada - é utilizada para separar misturas homogêneas não azeotrópicas, do tipo líquido-líquido nas quais os componentes possuem diferentes pontos de ebulição. Os líquidos entram em ebulição quase ao mesmo tempo, mas seus vapores são forçados a passar por um caminho difícil na coluna de fracionamento ou entre bolinhas de porcelana, cacos de cerâmicas ou de vidro, de modo que só a substância de menor ponto de ebulição vence esses obstáculos e vai para o condensador, enquanto a de menor ponto de ebulição volta ao condensador.
Metodologia
Materiais e Reagentes Materiais/ Quantidade
Balão de