Destilação Simples
Destilação Simples
CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO DE ANÁLISE L ABORATORIAIS
DISCIPLINA T ECNOLOGIA QUÍMICA
PROFESSORA ANA BELA N. VENDEIRO
Trabalho realizado por:
Andreia Fernandes, nº3
Celso Nunes, nº8
Inês Cândido, nº
Turma 12ºQ
Índice
Introdução à Destilação
História da Destilação
Pág.3
Pág.3
Possíveis origens da arte da destilação
Pág.3
Origens da Alquimia
Pág. 4
Destilação Simples
Pág.6
Conceito de destilação simples
Pág.6
Processos da destilação
Pág.7
Vantagens e desvantagens
Pág.9
Webgrafia
Pág.9
2
Introdução à Destilação
História da Destilação
A “História da Química” dá destaque à destilação, uma técnica muito antiga e ainda hoje importante nas indústrias e laboratórios químicos. Esta técnica é especialmente utilizada na obtenção de medicamentos.
Desde as suas origens e durante um longo período, a destilação estaria ligada à preparação de poderosas ‘águas’ e à obtenção da ‘pedra filosofal’, do maravilhoso ‘elixir’ que promoveria a cura de todas as doenças dos metais e dos homens.
A destilação também era utilizada em manufacturas, como por exemplo na preparação de perfumes, arte em que os árabes muito contribuíram.
Possíveis origens da arte da destilação
O Alquimista - Pintura de Sir
William Fettes Douglas (1822 - 1891)
A destilação foi um dos desenvolvimentos promovidos pelos alquimistas alexandrinos nas técnicas de se operar sobre a matéria.
Naquela época, o processo de destilação era realizado num contexto muito diferente do actual. A destilação era uma operação alquímica, relacionada portanto a um corpo conceitual originário de hibridizações entre ideias mágicas, religiosas e filosóficas, associadas aos conhecimentos envolvidos nas práticas artesanais egípcias.
Os primeiros estudos científicos documentados acerca da destilação surgiram ainda antes da Idade Média, por volta do ano 800, com o alquimista Jabir ibn Hayyan