O Homem e o Ambiente
Ficha de trabalho - 11.º R - 19/06/2012
Impactos ambientais das actividades humanas no Algarve
1. Aquíferos
1.1. Que perigos ameaçam os aquíferos do Algarve?
No Algarve, existem diversos sistemas aquíferos que têm sido afectados pela contaminação salina. São conhecidos e mais notados os problemas sentidos em diversas zonas da orla costeira algarvia, sobretudo em períodos longos de seca, onde por vezes o avanço da cunha salina se efectua a partir de cursos de água preferenciais, como são os casos do rio Arade no aquífero de Querença-Silves, (que provocou ainda que localmente um aumento de salinidade na área de descarga do aquífero em Estômbar)ou na ribeira do Farelo no sistema Mexilhoeira Grande-Portimão.
Também pode de dever-se à contaminação por nitritos provenientes da fertilização dos solos, o consumo excessivo da fonte de recurso provoca uma diminuição da altura média do aquífero, o que leva à contaminação dessas águas por parte da água salgada.
1.2. Identifique e explique causas humanas e não humanas para essas mudanças.
Já referido na alínea anterior, as causas humanas para estas mudanças pode ser o uso de nitritos provenientes da fertilização dos solos, que levam à contaminação das águas; o consumo excessivo da fonte de recurso provoca também uma diminuição da altura média do aquífero, que origina uma contaminação dessas águas pelas águas salgadas, e a contaminação por via da construção do empreendimento turístico.
1.3. Identifique as causas que podem ser evitadas através de políticas de ordenamento.
As causas que podem ser evitadas através de políticas de ordenamento a proibição da exploração deste aquífero; politicas que regulamentem a utilização de fertilizantes, de forma a haver o uso excessivo ou descontrolado destes.
2. Resíduos
2.1. Quem está encarregue do tratamento do lixo no Concelho de Portimão?
Quem está encarregue do tratamento do lixo no Concelho de Portimão é a