destilação simples
Destilação simples
A destilação é uma técnica muito usada em experiências de separação de componentes líquidos de uma mistura homogênea ou para fazer a separação de líquidos e sólidos. Na destilação, a solução que vai ser destilada é colocada em um recipiente adequado (balão) e vai sendo gradativamente aquecida até atingir o ponto de ebulição, momento em que muda de fase transformando-se em vapor, assim, o componente mais volátil transformado em vapor sobe e, ao passar pelo condensador, muda novamente de fase para líquido e é recolhido em um uma Proveta. O componente menos volátil permanece no balão na forma de resíduo e o que passa pelo condensador se torna o destilado. Em uma destilação de simples de solução a temperatura não é constante devido a variação da composição do vapor. Existem diferentes formas de destilação como: destilação simples, destilação fracionada, entre outras.
Objetivo geral
Fazer a separação, via destilação simples, de uma solução de água e acetona. Observando as diferenças de temperatura no momento inicial da ebulição da solução e fazendo o acompanhamento com anotações das mudanças de temperatura.
Objetivos específicos
Testar a compreensão e execução da montagem do destilador com todas as suas partes devidamente encaixadas e testadas pelos membros do grupo; executar a montagem de um gráfico baseado nas anotações de temperatura do ponto inicial de ebulição da solução e dos pontos consequentes, de 5,0 em 5,0 mL.
Materiais e reagentes
- Manta para balão de 250 mL;
- Termômetro;
- Proveta de 100 mL;
- Pedras de porcelana;
- Condensador de Liebig e adaptadores;
- Mangueiras;
- Garras;
- Suportes universal;
- Rolha;
- Papel milimetrado;
- Pisseta c/ água;
- Tolueno;
- Ciclo-hexano.
Procedimento experimental
A aparelhagem foi montada e colocada pós adicionado a solução de água e acetona no balão, colocou-se as pérolas de vidro e foi montada a aparelhagem na configuração para destilação