Destilaçao
A densidade existe para determinar a quantidade de matéria que está presente em uma determinada unidade de volume.
Podemos caracterizar uma substância através de sua densidade. Toda matéria em qualquer estado em que ela esteja, possui uma densidade.
O objetivo dos experimentos consisti em determinar a densidade de diversos materiais, sendo boa parte deles metálicos e contendo, em meio aos objetos, cubos de madeira de tamanhos diferentes, além de definir a densidade do etanol. 2) REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
‘’Para realizarmos qualquer experimento em Química é preciso conhecer algumas unidades de medida. A medida de uma grandeza é um número que expressa uma quantidade, comparada com um padrão previamente estabelecido. O volume, a massa e a densidade são algumas unidades de medida.O volume é a extensão que um corpo ocupa no espaço.A fórmula para se calcular o volume de um objeto é:
V = comprimento x altura x largura
A unidade-padrão usada pelo Sistema Internacional(SI) para representar o volume é o metro cúbico (m3). Em nosso cotidiano e nos laboratórios, a unidade mais usada para se medir o volume é o litro (L).
A quantidade de matéria que existe num corpo é definida como massa. Ela é determinada pela comparação da massa desconhecida com outra massa conhecida: o padrão. A unidade padrão de massa dada pelo Sistema Internacional é o quilograma (Kg). Para medir a massa de um objeto, usa-se um aparelho chamado balança.
É a razão que relaciona a massa de um material e o volume por ele ocupado. A expressão seguinte permite calcular a densidade de um determinado material:
d = massa/volume
A densidade para sólidos e líquidos é expressa em gramas por centímetro cúbico (g/cm3), para gases é expressa em gramas por litro (g/L).
Você já observou que em regiões polares é comum ver grandes blocos de gelo (icebergs), flutuando na água do mar? É devido à densidade do gelo (0,92 g/cm3) que é menor que a densidade da água do mar (1,03 g/cm3).’’