Destilaçao
Técnico de Processamento e Controlo de Qualidade Alimentar
Destilação Simples e Fracionada
C.Q.A
Trabalho Realizado por:
Helena Araújo Nº9
Tiago Moreira Nº13
A destilação é o modo de separação baseado no fenómeno de equilíbrio líquido-vapor de misturas. Em termos práticos, quando temos duas ou mais substâncias que formam uma mistura líquida, a destilação pode ser um método para separá-las. Basta apenas que tenham volatilidades razoavelmente diferentes entre si.
Destilação fracionada é o processo de separação onde se utiliza uma coluna de fracionamento na qual é possível realizar a separação de diferentes componentes que apresentam diferentes pontos de ebulição, presentes em uma mistura. Esta destilação é um processo separação para produtos de uma mistura em que os pontos de ebulição dos componentes são próximos e não é possível realizar uma destilação simples. Os aparelhos que utilizamos são mais complexos e exige um pouco mais de tempo para o processo.
Objectivo:
Através da destilação simples ou fracionada, separar o álcool do vinho e da bebida branca.
Material:
Rolha
Termómetro
Condensador
Erlenmeyer
Entrada de água fria
Saída de água quente
Chama
Bico de Bunsen
Balão de vidro
Proveta
Suporte universal
Reagentes/Produtos: 1. Vinho 2. Bebida Branca
Procedimento: 1. Faz-se uma primeira medição da quantidade de vinho numa proveta. 2. Introduz-se o Vinho no balão de vidro. 3. Liga-se o balão ao destilador. 4. Coloca-se a rolha com o termómetro, colocada anteriormente, no balão. 5. Abre-se a torneira da água fria de forma a renovar a água no condensador. 6. Aquece-se a mistura que se encontra no balão de fundo plano. 7. Regista-se a temperatura da queda das primeiras gotas, assim como dos mililitros, e das últimas.
Observação:
Sendo o álcool mais volátil evapora mais depressa do que a água. Como o ponto de ebulição do álcool é muito próximo do ponto