destilaçao
1.Condensador
2.CuSo4 (aq)
3. Termômetro
4. Rolha
5. Balão de Destilação
6. Becker
7. Suporte Universal
8. Mufa
9. Mangueira
10. H2O (da Torneira)
Procedimentos. :
Inicialmente Observamos a solução aquosa de CuSO4 dentro do Balão Volumétrico,que teve sua parte superior fechada por uma rolha com uma perfuração no centro onde encaixou-se um termômetro. A aparelhagem para destilação foi montada acoplando-se um adaptador ao balão, e um outro adaptador deste colocou-se o condensador com duas mangueiras, uma ligando o condensador a uma torneira (entrada de água fria) e a outra para a saída da água quente para a pia. Uma garra presa ao suporte universal segurava o condensador de forma que ele ficasse direcionado a um Becker.
Segundo nossa Professora Soraya da E. M. Primeiro de Maio a temperatura de ebulição da água ao nível do mar é equivalente a 100°C
Então medimos a temperatura ambiente que estava em 25°C e marcamos no cronômetro quanto iria demorar a água chegar ao ponto de ebulição. Logo iniciamos o aquecimento da solução com a chapa de aquecimento no seu máximo, como o ponto de ebulição da água e menor que o do CuSO4, ela começou a evaporar com 30 minutos quando a temperatura da água atingiu 100°C . Os vapores produzidos atravessaram o condensador, onde foram resfriados pela água corrente que passava no tubo externo do condensador. Percebemos que quando o condensador começou a gotejar líquido no Becker a temperatura permaneceu-se constante ate 60 minutos que foi quando terminou nossa experiência.Obs. Possa ser que demorasse um pouco mais até completa evaporação da solução inicial.
A solução contida no frasco nesse tempo de 60 minutos foi de 10 ml com velocidade de destilação de 0,17 ml/minutos.
Cálculos usados para acha a Velocidade da destilação em ml/minutos.
V = v / t
V = Velocidade , v = volume em ml , t = tempo em minutos
Introduçao :
Neste relatório percebemos