Dessalinização
A Elerodialise é um processo de separação eletroquímico , que os íons são transportados a traves de membranas de uma solução menos concentrada para uma mais concentrada com a ajuda da de corrente elétrica .
O sistema e montado com um eletrodo em cada extrermidade e entre eles membranas catiônicas e aniônicas intercaladas .
Os espaços entre as membranas representa o caminho do fluxo das soluçoes desmineralizadas e concentradas formadas por separadores plasticos chamados de espaçadores.
Esses espaçadores são colocados no modulo da membrana de forma que todas as soluções desmineralizadas sejam reunidas em uma só e as concentradas em outra.
Esse processo e repetitivo e chamado de par de células e é formado por :
-MEMBRANA CATIONICA
-ESPAÇADOR DE ÁGUA DESMINERALIZADA
-ANIONOCA
-ESPAÇADOR DE ÁGUA CONCENTRADA
Quando é aplicado uma corrente elétrica direta nos eletrodos os íons em solução são atraídos, os cátions para o catodo e os anions para o anodo.
O cátions podem atravessar as membranas catiônicas , mais são obistruidas pelas membrana aniônicas e o contrario acontece com os anions .
Essa aplicação nos eletrodos dá a origem a compartimentos de solução desmineralizada e solução concentrada.
Nas industrias centenas desses compartimentos são gerados em um em um modulo de membrana para eles obterem a vazão desejada no processo e eletrodiálise .
A água que alimenta a entrada no modulo de membrana , ela flui em paralelo somente através do compartimento que dilui a solução e enquanto o outro fluxo entra no modulo da membrana e flui em paralelo somente através do compartimento concentrado.
A água flui transversal e não através da membrana.
Enquanto a água flui transversal a superfície da membrana, íons são eletricamente transferidos através das membranas , da solução desmineralizada para a solução concentrada por ajuda do campo elétrico .
Todo o modulo que veda as membranas e seus espaçadores para prover compartimentos